terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Retrato

Logo pela manha a claridade do dia era o essencial para o passeio que a mãe tinha realizado com o filho. Passaram pelo parque todo o dia. Sentaram-se no banco de jardim e o filho lembrou:
- Quando passo por aqui lembro-me…lembro-me…
- Lembras-te de quê, filho?
- Foi aqui que eu perdi a nossa companheira diária. Era a melhor tartaruga que eu já tive. Encontrei-a e perdia aqui mesmo.
- Mãe, dás-me uma tartaruga?
- Não sei!
A mãe não tinha possibilidades de oferecer uma tartaruga ao filho pois tinha falta de dinheiro. Na altura as tartarugas eram muito caras só que…

Entristecido o rapaz procurou trabalho. Sabia que a mãe não tinha tido muita sorte com o dinheiro, pois decidiu ajudá-la. Procurou…procurou…procurou, que finalmente arranjou um trabalho, mas era no horário das aulas. Aceitou o trabalho, mas disse que só podia a partir das cinco horas pois as aulas acabavam as 4.30. Ia a casa, lanchava e depois dizia a mãe que iria brincar com os amigos. O emprego era como servente de mesa e dizia ele “não deve custar muito, o trabalho não e muito duro”, isto era o que ele pensava. Durante três meses trabalhou, para ajudar a mãe, só que um dia a mãe desconfiou de algo que no estava bem no filho. Chegava a casa sempre cansado e pensava ela “de onde vira este rapaz?”. Mas pelo dinheiro que era o rapa tinha que trabalhar ao seu máximo, pois tinha que ganhar o máximo de dinheiro possível para comprar a tartaruga. 400 euros era o suficiente para pagar as contas da casa, a luz; o gás…
Um dia o filho chegou a casa e a mãe perguntou:
- Tu tens que estudar, não podes andar sempre ai a brincar com os teus amigos.
- Eu sei mãe, e até para te provar que estudo vou-te dar o meu teste.
- Satisfaz bastante?!?
- Tu a esta disciplina tiravas sempre excelente e agora baixaste a nota?
- Mãe, estava quase no excelente, a professora disse.

A mãe lá acreditou, mas ainda com aquela dúvida “o que é que ele andara a fazer?”
Um dia a mãe segui o filho, depois das aulas. Muito desconfiada viu o filho dirigir-se a um restaurante.
- Descobri!!!

Foi lá dentro ao restaurante busca-lo, para falar com ele.
Trouxe-o para fora e logo teve uma conversa com ele.
- Porque e que não me disseste que trabalhavas?
- Tinha medo que tu me ralhasses, e também queria ajudar-te nas contas da casa.
- Filho, não era preciso chegar a tanto, não precisavas de trabalhar, não precisavas de ganhar dinheiro para as contas. Estamos bem assim…
- E agora promete-me que não vais trabalhar mais no restaurante.
- Prometo, mas com uma condição.
- Qual?
- Trabalhares onde eu trabalhei. Sais da fabrica e vem trabalhar para aqui.
- Filho, mas eu ganho menos aqui!
- Hihihihihihihi! Ganhas o quê?
- Aqui ganhas 400€ enquanto na fábrica ganhas 195€, ganhas muito aqui.
- Ok! Este prometido.
- Já me esquecia que tenho uma surpresa ara ti!
- O quê?
- Anda…
Foram a loja de animais comprar a tartaruga, só que o filho perguntou a mãe:
- Tu não tens dinheiro!
- Tenho filho, eu juntei alguns trocos…
O senhor da loja ouviu aquilo e ficou cheio de pena, que até ofereceu a tartaruga ao rapaz.
Emocionados os dois abraçaram-se e beijaram-se.
Agradeceram ao senhor da loja, por lhes ter oferecido tartaruga e foram-se embora.
Tanto esforço, tanto esforço, para o fim lhe oferecer a tartaruga, mas no fundo valeu a pena trabalhar…
O rapaz depois de alguns anos tirou o curso de médico e viveu muito feliz com a sua família e amigos.







FIM

Sem comentários: