segunda-feira, 8 de junho de 2009

A árvore renascentista

As nuvens anunciavam a chuva, o sol desaparecia muito rapidamente, como se fosse um avião. Na sala de aula, tudo muito calmo, ouviam falar da natureza. A professora falava-lhes das várias espécies de árvores existentes no nosso mundo. Tudo ao pormenor era falado pela mesma. Uma árvore muito curiosa, ocupava um lugarzinho no jardim daquela escola. Gonçalo, um jovem de futuro cientista, olhava-a com um examinar esquisito. Investigava-a para a sua apresentação do trabalho para Biologia e Geologia.
Não conseguiu reter informação alguma sobre a mesma, ou porque seria raríssima ou porque ainda ninguém a teria investigado. Folha caduca, caule amarelo, rebentos vermelhos, folhas verdes e flores azuis. No dia da sua apresentação, este mostrou perante a turma fotos da mesma e um Power Point. Quando finalizado esta apresentação, caminhou com eles até ao jardim, que ficava num sitio escondido, um lugar onde nunca ninguém teria lá parado. Gonçalo, nunca se tinha aproximado tanto da árvore, falou aos colegas da sua investigação e retirou uma folha da pequena arvore. Mal retirada a folha, nasceu daquele rebento mais folhas. Curioso como era, decidiu cortar mais folhas. Desta nascia cada vez mais folhas. Como seria aquilo possível? – Perguntavam ao Gonçalo.

- Não sei! É inacreditável, é incrível.

Com mas curiosidade ainda, cortou o caule da árvore. Esta renasceu em 5 segundos ficando cada vez maior, e maior, e maior.

Sem comentários: